sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Amor-perfeito – (witrockiana) esta planta presente em muitos parques durante todos os meses do ano, não é mais que uma variedade das violetas  é uma flor bienal selvagem eurasiática. É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrada onde há sombra parcial. Floresce de Abril a Setembro. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. É hermafrodita e autofértil, polinizada pelas abelhas.
Ornamental – devido a sua textura aveludada e a gama de cores intensas, uma planta muito popular, tambem pode ser plantada em canteiros e cestos .
Medicinal –tem um alto poder diurético e laxativo, ilimina toxinas e é sedativa, bom contra o acne e eczemas.
Culinaria - flores têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico e as flores para enfeitar alimentos.
Precauções –esta planta é atacada por diversas doenças virais e fungos.
Semear -nos meses Março e Abril, Setembro e Outubro.
Plantar -Abril, Maio, Outubro e Novembro.

Nota –apanhar durante a floração, utilizar as folhas e as flores frescas. Gosta de terra humida e adubada, propagar por estacas na Primavera, dividir no Outono.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016





O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo, Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam - o como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas.

A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

O aroma identifica – se facilmente é boa para a cozinha como para a medicina.

Culinário -folhas secas ou frescas servem para temperar carnes, tambem muito bom em saladas, grelhados, mesmo para queimar dá aroma.

Medicina -favorece a circulação, anti-depresivo, bom para dores de cabeça.

Cosmeticos -aclara os cabelos, pode ser usado para perfumes.

Ornamental -serve para fazer coroas.

Domestico -os ramos perfumam o ambiente, afugentam os insectos, um antitraça eficaz.

Precaução –não usar na gravidez e lactação, cuidados com os epileticos, não prolongar o uso.

Nota –não pulverizar antes de utilizar, deve ser apanhada antes da floraçao.
Arbusto resistente sempre vivo, terra com drenagem, solo argiloso, terra barrenta e casca de ovo são optimos mas esta especie, propaga-se por estacas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A planta dos pés e os nossos orgãos


pensamentos do dia...planta dos pés...onde posicionam os vários orgãos.



Abre o teu coração
para que sem medo possas ouvir  o que pensas, que sentes e o que vejas, que faças,como estas.
Fala contigo e exprime-te. Começa por ti, depois, o caminho torna-se muito suave, custara pouco partilhar e conviver com os teus semelhantes.








Sentes o perigo ao tentar cruzar a ponte, tens medo de te enganares por um pé em falso e cair. Tens de dominar as tua emoções, aprendendo a escutar o coração e os pensamentos, não faças das situações nenhuma tragédia nem uma comédia só tu confiante e sereno deves seguir o te caminho atento.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cura através do estimulo da orelha.






1- Ombros e Costas
Esta zona da sua orelha está associada às costas e aos ombros. Coloque uma mola de forma a fazer pressão nesta zona durante 1 minuto. Faça este truque várias vezes por dia e verá que sentirá um alívio e uma redução da tensão acumulada nas suas costas e nos seus ombros.

2- Órgãos internos
Este segundo ponto está associado ao desconforto e às dores internas do seu corpo. Caso sinta dores agudas consulte o seu médico. Se as dores não forem demasiado fortes experimente colocar uma mola nesta zona da sua orelha – vai ver que se vai sentir mais aliviado.

3- Articulações
Esta zona está associada à inflamação e rigidez das articulações. Experimente primeiro esta técnica antes de recorrer a um médico especializado – não custa nada tentar!

4- Garganta e Sinusite
Este quarto ponto está associado aos seios perpassais e à sua garganta. Faça a mesma técnica neste ponto sempre que comece a sentir o desconforto na garganta e os terríveis sintomas da sinusite.

5- Digestão
A zona 5 está associada a problemas digestivos. Se costuma sofrer de desconforto digestivo após comer certos alimentos experimente esta técnica com antecedência como medida preventiva.

6- Cabeça e Coração
Sem dúvida que a cabeça e o coração são das zonas mais importantes do nosso corpo. Ao aplicar pressão no ponto 6 irá aliviar dores de cabeça e ajuda a promover a saúde cardíaca.


Cura através do estimulo da orelha.